Em um esforço praticamente nunca antes visto na Associação Brasileira de Acrobacia Aérea desde a chegada das aeronaves Super Decathlon no Brasil meados de 1997, a aeronave PP-KDZ (carinhosamente apelidada de “Bandido”) passou por uma restauração completa durante um período de quase 3 anos e agora finalmente está de volta aos céus.
Projeto idealizado por Jorge Rodrigues, Presidente da ACRO, consistiu em uma revisão total de célula motor e hélice em todas as aeronaves 8KCAB da Associação.
Infelizmente a ACRO não dispunha de grande número de pessoal, tampouco patrocínio. Havia sim um pequeno grupo de associados e amigos que acreditavam que valia a pena não deixar morrer os únicos vetores de treinamento cedidos pela União à prática desportiva, a fim de manter o legado da Associação na instrução da Acrobacia Aérea.
O trabalho não foi pouco, deixamos muitas vezes nossas famílias de lado, usamos boa parte do tempo das folgas, gastamos muito e lutamos diuturnamente para que o projeto desse certo, tudo isso em prol da Acrobacia Aérea. Agora é continuar trabalhando para algum dia quem sabe, colher os frutos disto tudo. – Jorge Rodrigues
A Associação Brasileira de Acrobacia Aérea sempre prezou pela segurança de voo, qualidade na instrução e na completa qualidade de seus equipamentos. Agora, com uma de suas aeronaves recuperada, o passo seguinte é dar continuidade ao padrão ACRO de instrução, melhorando cada vez mais e evoluindo sempre. Era imprescindível termos nossos vetores de treinamento em perfeito estado para continuar competindo e promovendo o esporte acrobático.
Infelizmente neste meio tempo de reformas das aeronaves, a Associação não conseguiu comparecer a muitos eventos aéreos, cancelando boa parte de sua agenda de voo. Porém, agora com o retorno às atividades, será feito o recadastramento dos Associados e a confecção da agenda da temporada de treinos de 2018.
Confiram os anúncios através dos canais oficiais da ACRO, bem como o site oficial www.acrobrasil.com.br e no Facebook oficial https://www.facebook.com/ACROBrasilOficial/
Além da revisão das aeronaves, também foi feita a revisão dos equipamentos de bordo como paraquedas de emergência e fones de ouvido.
A ACRO recebeu inúmeras propostas para sede da temporada 2018, todas foram devidamente analisadas considerando sua localização, infraestrutura, pista, preço de hangaragem e abastecimento. A opção aceita para o início desta temporada ficou para a parceria com o hangar Rocket e sua escola de ultraleves na cidade de Mogi Mirim, interior de São Paulo, localizado no aeródromo municipal de Mogi Mirim – SDMJ. Confira a localização em http://www.acrobrasil.com.br/localizacao/
Uma boa localização no interior, com a calma e tranquilidade que todo o acrobata precisa para efetuar seu treinamento longe do tráfego aéreo intenso da cidade grande, uma pista grande e boa área descampada em seu entorno, proporcionarão grandes treinos. Possui alojamento para recebimento de alunos que vêm de longe e precisarão de estadia durante seu treinamento, a menos de 2h de carro do centro de São Paulo.
Recentemente, a ACRO recebeu também o convite para a participação do Campeonato de Acrobacia Aérea que será realizado na próxima semana (12 a 15 de julho) na Academia da Força Aérea. Tal competição foi divulgada em redes sociais e agitou o ânimo dos pilotos competidores e alunos da Associação que não competem desde 2009.
A Associação Brasileira de Acrobacia Aérea enviou um time para esta competição:
Piloto Competidor – Jorge Rodrigues
Safety Pilot Aeronave PP-KDZ – Murilo Rovina
Mecânico e Staff – João Gualberto
Inúmeros testes e regulagens foram feitas na aeronave e a Associação acredita que esta missão durante a competição será o “batismo de fogo” do 8KCAB “Bandido”.
A Associação Brasileira de Acrobacia Aérea não citará nomes, pois seria injusto deixar alguém de fora do projeto, mas o eterno agradecimento a todos envolvidos ficará para sempre na história desta Associação.
Fiquem ligados, pois este é só o primeiro Super Decathlon a voltar aos céus, os irmãos do 8KCAB “Bandido” ainda estão por vir!
Por Jorge Rodrigues