O ano de 2020 iniciou parecendo ser promissor, empresas contratando, batendo recordes de lucros e o País anunciando que ia dar uma retomada no crescimento.
Quando no período pós-carnaval, eis a notícia de uma grave pandemia, doença tal qual que pararia o Brasil e o mundo em poucos dias a seguir.
A aviação parou, diversas aeronaves no solo, pessoas em casa, eventos cancelados. A tristeza, angústia e incertezas pairaram sob a cabeça da maioria dos brasileiros. Quando sob pressão e crise, as pessoas precisam imediatamente entender o que está acontecendo e muitas vezes se ”reinventar” para sobreviver.
A Associação Brasileira de Acrobacia Aérea se reúne e conhece a WAF Brasil, empresa nova com idéias revolucionárias, que logo iria mudar muitos conceitos na aviação.
A WAF Brasil – World Aviation Friends liderados por Gilson Campos, é constituída por jovens fotógrafos e graduados em informática e tecnologia, que surgem com a proposta de levar o show aéreo e a aviação para as pessoas em casa. Tendo em vista que no Brasil não estão havendo eventos presenciais, por determinações de entidades governamentais, este seria o melhor jeito de cumprir esta nobre missão.
No mês de Maio de 2020, surge a proposta da ACRO em participar de sua primeira live da história desde sua fundação.
A apresentação do programa seria com um dos maiores ícones do show aéreo no Brasil, Oswaldo Ramos ou Vadico, como todos no meio já o conhecem. Vadico iria fazer as honras da casa, apresentando a nova geração da Associação Brasileira de Acrobacia Aérea, relembrar boas histórias desde seu surgimento, apresentar seus integrantes, sua atual diretoria e demonstrar a importância do treinamento acrobático no cenário da aviação nacional atual.
A live teve cerca de 2 horas de duração, feita da maneira mais caseira possível, com uso de celulares, câmeras fotográficas e usando a WI-FI do hangar da Escola Rocket e Sport Pilot de Ultraleves. Mesmo com todas as dificuldades possíveis, porém, com muito empenho por parte de todos os integrantes da WAF Brasil, o objetivo foi alcançado.
Todos os cuidados possíveis foram tomados durante a transmissão, foi certificado que nenhum dos participantes possuía qualquer doença transmissível ou sintoma antes de todas as gravações.
A missão foi um sucesso, enfim a ACRO entraria no mundo digital e conseguiria levar o passo a passo de como ingressar na acrobacia às pessoas mais longínquas e apresentar quem são os jovens que lutam diuturnamente para manter o legado da associação e o espírito acrobático.
Confira como foi esta primeira live da Associação Brasileira de Acrobacia Aérea eternizada em nosso canal do YouTube Oficial, não se esqueça de se inscrever no canal!
Sem citar nomes, enviamos os agradecimentos especiais a todos que fizeram este singelo momento se tornar possível na ACRO.
Saudações Acrobáticas!
Por Hazor Passos