A Associação Brasileira de Acrobacia Aérea participou do tradicional evento Portões Abertos, também conhecido como Domingo Aéreo da Academia da Força Aérea em agosto de 2018.
A ACRO teve a oportunidade de efetuar 2 apresentações com o Super Decathlon, com a finalidade de mostrar o trabalho da Associação na instrução de acrobacia aérea de precisão e sua aeronave que está em fase final para recebimento de seus novos alunos para a temporada acrobática deste ano.
Os 2 vôos foram efetuados por Jorge Rodrigues e também estiveram presentes Murilo Rovina e João Gualberto dando suporte nas operações para a equipe ACRO.
A ACRO foi assessorada pela oficial de ligação Tenente-Aviadora Paula, instrutora da AFA e recepcionada por seu comandante Brigadeiro-do-Ar Baccarin.
No dia, o público presente pôde interagir com a ACRO, para saber a respeito de seus cursos e seu trabalho, bem como visualizar boa parte das manobras que são aprendidas no curso de acrobacia e da capacidade acrobática da aeronave. Todos os vôos do dia foram narrados pelo locutor Vadico.
Durante o domingo ensolarado do dia 19 de Agosto na Academia da Força Aérea, foi estimado que mais de 70.000 pessoas vindas de diversas partes do país estiveram presentes para prestigiar um dos principais shows aéreos do Brasil. Houve diversas atrações entre pilotos civis e militares e a anfitriã Esquadrilha da Fumaça também efetuou 2 apresentações.
Murilo gravou o vôo e de forma didática editou aos nossos leitores ”descrevendo” cada manobra com o diagrama Aresti, ainda que adaptado em alguns pontos. A aeronave 8KCAB levou uma câmera GoPro instalada de modo que tenha a mesma visão do piloto Jorge durante as manobras.
Em nome de todos os pilotos e alunos da Associação Brasileira de Acrobacia Aérea, agradecemos mais uma oportunidade que nos foi cedida para continua divulgando a acrobacia civil brasileira e a ACRO, que formou muitos, se não, a grande maioria dos pilotos de show aéreo do País.
Fica aqui o enorme agradecimento da ACRO pelo convite e acolhimento excepcional na Academia da Força Aérea, em especial à tenente Paula, que incansavelmente cuidou do bem-estar da equipe ACRO e da aeronave PP-KDZ.